quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JOHNNIE WALKER - A história do mais famoso Whisky

John Walker se viu sozinho no mundo aos 15 anos, logo após a morte de seu pai. A família tinha uma fazenda, mas Walker não podia cuidar da propriedade, pois lhe diziam que ele era muito jovem. No entanto sua pouca idade não o impediu de vender as terras e usar o dinheiro para abrir uma pequena mercearia. Lá ele vendia de tudo, bem no estilo secos e molhados. Para complementar a renda, John começou a produzir uísque em uma destilaria improvisada. Os clientes gostaram muito da bebida, que acabou ganhando naturalmente o nome de Johnnie Walker, apelido de John. Em 1852 uma enchente destruiu a loja de Walker. Seus filhos Alexander e George aproveitaram o gancho e o convenceram a abandonar a mercearia. Os dois viam no uísque a melhor oportunidade de fazer um negócio realmente lucrativo. Sua estratégia foi clássica: investir no aprimoramento do produto e depois fazer boa propaganda.

Depois de quase dez anos de pesquisa surgiu o Walker Old Highland Whisky, uma combinação de 40 tipos de maltes escoceses, mais leve que as bebidas da época. O líquido envelhecia por 12 anos em barris e era destinado a quem podia pagar por todo esse tempo de investimento.

O sucesso inicial do que seria o correspondente ao atual Black Label estimulou os irmãos Walker a procurar uma clientela mais ampla. Já era o início do século XX quando eles decidiram lançar um uísque mais simples, no entanto sem perder a qualidade. Surgia o Red Label, envelhecido oito anos. Nessa época o filho de Alexandre já liderava a empresa e pôde contribuir significativamente com seu desenvolvimento.

Os Walker tinham uma excelente bebida, mas foi a propaganda que os mostrou ao mundo. A primeira ação foi diferenciar o produto. Já no lançamento do Black Label eles introduziram uma garrafa quadrada, a qual não levava um rótulo reto como os outros uísques, porém um rótulo colado com 24 graus de inclinação.

Mais tarde, contemporâneo ao Red Label, surgiu o símbolo da marca, o desenho do Striding Man. A idéia era fazer um desenho que mostrasse um homem andando impetuosamente. A primeira versão mostra um cavalheiro muito bem vestido, uma forma de associar a marca às pessoas ricas e pragmáticas. Curiosamente só no ano 2000 a empresa inaugurou o famoso slogan Keep Walking, com propagandas que passavam o conceito de perseverança. Antes disso a frase fazia uma simples menção à idade do uísque (Born 1820 – still going strong).

Curiosidades de Sobremesa

1 – A Johnnie Walker foi responsável por popularizar o uísque que bebemos hoje. A bebida original escocesa era muito forte e não costumava agradar o gosto de pessoas de outros lugares.

2 – Os rótulos mais conhecidos da empresa são o Red Label (8 anos), Black Label (12 anos), Green Label (15 anos), Gold Label (entre 15 e 18 anos) Blue Label (não declarado, no entanto certamente mais de 21 anos).

3 – Eu acho as propagandas com o slogan Keep Walking muito motivacionais. A pessoa fica mais forte diante dos problemas, não é verdade? Perdeu o emprego, a mulher, bateu o carro? Keep walking!

4 – As diferença nas cores dos rótulos também faz parte da boa estratégia de marketing da empresa. Essa busca pela diferenciação fez da Johnnie Walker a companhia que mais vende uísque no mundo.



fonte: Sedentário e Hiperativo

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